Limpeza de bronze

two brass montars

É sem sombra de dúvidas que dizemos e consideramos o bronze como um dos metais mais valiosos que existe e não apenas pela sua durabilidade. Por isso é que devemos ter cuidados com a manutenção e limpeza dos objetos de bronze. Um factor que muitos desconhecem é que muitos metais não são puros, ou seja, são sim o resultado de uma combinação de outros metais. O bronze é um deles, sendo constituído por cobre e estanho, não sendo, no entanto, um metal corrosivo. A sua utilidade é vasta, tendo em conta que é usado na fabricação de variadíssimos tipos de objetos, desde sinos a medalhas e quaisquer instrumentos de sopro.

Para limpar o seu objeto de bronze vai precisar de sumo de limão, de soda cáustica, de uma escova macia, de sal grosso e de panos de limpeza (de preferência novos e macios).

Bata na peça com um pano como faria com um espanador. Deverá fazê-lo bem por toda a peça de modo a afastar qualquer poeira para depois a limpeza ser eficaz. Misture a soda cáustica com cinco colheres de sopa de sumo de limão. A mistura deverá resultar numa pasta. Aplique-a por toda a peça, mesmo toda, utilizando o pano mais macio que tiver. Esfregue a peça durante cerca de cinco minutos, consoante a necessidade da peça. É de extrema importância que todos os “recantos” da peça fiquem de facto sob esta pasta, sem deixar um centímetro para trás. Esfregue a pasta fazendo movimentos circulares, mas muito suaves, como se estivesse a lavar um prato.                                                                                         limpeza de bronze

O tempo que irá levar para esfregar a pasta no bronze poderá variar consoante o estado da peça de bronze que tem à sua frente e de riscos na peça, por exemplo. Mesmo depois de ter esfregado a peça toda, irá ser necessário que deixe a pasta repousar na peça durante, pelo menos, trinta minutos, sendo que passado esse tempo, poderá retirar a pasta / mistura, com um pano húmido. Se, por algum acaso, a peça não ficar como esperava, poderá repetir todo o processo de novo tantas vezes quantas as necessárias para que a sua peça de bronze fique totalmente limpa. Por fim, deverá secar a peça de bronze com um pano.

Se, enquanto estiver na limpeza da peça de bronze, a esfregar mais ou menos, se aperceber de que não está a obter os resultados que desejaria, não valerá mesmo a pena insistir. Esfregue, sim, a sua peça com a pasta da mistura de sumo de limão e soda por cerca de 20 minutos, mas não mais do que isso e depois deverá deixar a pasta repousar sobre a peça, permitindo que atue no bronze.

Poderá sempre terminar a limpeza da peça de bronze aplicando um lustardor específico para o bronze, o que irá permitir uma aparência de peça acabada de ser produzida.

Se realmente pretender preservar o brilho da sua peça de bronze, aplique uma mistura de pedra pomes em pó, de massa trípoli castanha e de óleo de linhaça. Aplique a mistura na peça com um pano limpo e seco. Faça esta aplicação na peça semanalmente, o que será o ideal para que não tenha de fazer a limpeza do bronze tantas vezes.



4 Comentários

    • Remover Manchas Reply

Deixe um Comentário