Limpeza de Moedas de Alpaca

As moedas, sejam elas de coleção ou não, são feitas de veriados tipos de materiais: cobre, níquel, alpaca e estanho. O valor de uma moeda de coleção é muito questionável, mas pode-se dizer que o preço certo para uma moeda deverá ser aquele que o comprador estará disposto a dar e o vendedor a vender, desde que não pressionados.

Limpeza de Moedas de Alpaca

A alpaca é uma liga metálica composta por cobre, níquel e zinco. Por ser um material muito resistente e semelhante à prata, é amplamente usada para a produção de moedas.

De qualquer forma, a melhor maneira de retirar o sarro das moedas de cobre, níquel e alpaca é mesmo o limpar ligeiramente com uma borracha verde (na escola temos as Pelikan) , seguida de uma limpeza com pasta de dentes e água e finalmente enxugá-la.

Limpeza de Moedas de Alpaca

Sumo de Limão para limpar Alpaca

Há, também, quem utilize outros métodos, como em tanto tipo de limpezas: colocar a/as moeda/as em sumo de limão (pode ser daqueles que se compra no supermercado) e ir esfregando aos poucos com os dedos até que fique/em limpa/as. Pode acontecer que, no final, ainda reste algum tipo de sujidade. Então, o que poderá fazer é esfregar pasta de dentes, também com os dedos, e passar a/as moeda/as por água.

Independentemente do tipo de limpeza que preferir executar, deverá lembrar-se que todo e qualquer método que utilizar deve ser testado primeiro em moedas sem ou com baixo valor.

ENO para limpar moedas da Alpaca

Uma curiosidade é um método muito interessante: usar ENO (para a azia), pois terá bons efeitos em moedas de alpaca.

Mas muitos colecionadores são da opinião que uma moeda nunca deve ser limpa pois isso irá retirar a platina que se acumulou ao longo do tempo, reduzindo o seu valor para colecionadores quase em 90%.

Limpar moedas com detergente de lavar roupa

Mas para aqueles que são moderados, poderão limpar as moedas ainda de outra forma. Lave as moedas com água corrente e detergente de lavar roupa. De seguida, mergulhar as moedas durante 2 minutos numa solução de vinagre branco, sal e sumo de limão, seguido de uma nova passagem por água corrente e detergente. Para quem quiser dar brilho, poderá passar um pouco de um produto para inox e depois lavar novamente as moedas com água corrente e detergente. Por fim, passe as moedas por uma pasta grossa de bicarbonato de sódio e água e fazer então a lavagem final.

Ketchup é um ótimo limpador de moedas

Muitos colecionadores que o usam: basta esfregar um pouco de ketchup na moeda. Para melhores resultados, use uma escova de dentes e esfregue ligeiramente o ketchup na moeda para que todas as áreas fiquem limpas. Passe a moeda por água e vai reparar como agora a moeda ficou rosada e com aspecto “chato”. Mas não se preocupe, ainda não terminou. Em seguida, deverá colocar um pouco de bicarbonato de sódio um pequeno prato e adicione um pouco de água, de modo a que a mistura fique um pouco grossa. Esfregue a mistura na moeda, com os dedos, para que o brilho volte!



Deixe um Comentário