Como limpar panelas em aço inox

A utilização de produtos em aço inox nas cozinhas é cada vez mais. No início, o inox teve um grande destaque em objetos como os talheres, no entanto, nos últimos tempos, começou a utilizar-se nas panelas, bancadas, frigideiras e alguns eletrodomésticos. Este sucesso deve-se à sua boa aparência, resistência à corrosão e ás suas propriedades de conservação de alimentos.

Produtos de inox

No entanto, a verdade é que ainda muitas pessoas poupam os produtos de inox, que acabam só por ser utilizados em ocasiões especiais. Na realidade, não é preciso reduzir o uso para evitar o desgaste de qualquer produto feito em aço inox, segundo algumas campanhas de renome internacional, se este material foi bem cuidado e se for de qualidade, continuará a ter uma grande durabilidade, mantendo assim a sua beleza e brilho por muito tempo.

Conservação e limpeza do aço inox

Segundo profissionais, os cuidados de conservação e limpeza do aço inox são simples e fáceis. É possível preservá-lo contra a corrosão, mantendo a sua beleza e brilho por muito mais tempo, isto pode acontecer com procedimentos bastante simples, usando água, sabão e detergentes neutros.

Você deverá de saber, que o aço inox não oxida da mesma maneira que os produtos feitos em aço carbono, estes últimos ao enferrujar ficam com uma camada vermelha descascada. As eventuais manchas que poderão aparecer no seu utensílio de inox, na maioria, são originadas por partículas de ferro que contaminam o aço inox, sendo assim não é a panela que enferruja, mas sim as partículas.

Peças em aço inox retêm mais calor

Para além de serem versáteis, bonitas e práticas, as panelas feitas em inox ajudam a economizar energia na cozinha, elas têm capacidade para reter mais calor que panelas feitas de outros materiais, sendo assim, tornam-se mais económicas no preparo de alimentos. As panelas feitas em inox, não produzem cheiro nem liberam substâncias que poderiam alterar o sabor do que está a cozinhar. Este aço também tem capacidade de suportar mudanças bruscas de temperatura, o que torna o produto multifuncional.

Como limpar panelas em aço inox

  • Este tipo de panela não necessita qualquer preparo antes do primeiro uso;
  • No dia a dia em que usamos estas panelas, devemos usar exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer nos alimentos que estiverem a ser preparados, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal poderão riscar o revestimento, e assim a propriedade antiaderente ficará comprometida;
  • Como devemos limpar as panelas de aço inox? Primeiro, nunca devemos usar objetos cortantes ou de metal, pois como já foi dito, estes poderão riscar a panela. Para limpar, devemos apenas enche-la com água quente e com um pouco de sabão, assim os resíduos iram amolecer por algum tempo. Para que as panelas fiquem sempre bonitas, temos que lavá-las com detergente e esponja firme não abrasiva. Sempre que possível, vemos enxaguá-la com água quente e secar imediatamente para que o brilho natural do material seja totalmente mantido.

Tenha muita atenção a esta dica, alguns alimentos possuem amido, como é o caso das massas e do arroz, substâncias como o cloro contido na água e sal poderão deixar manchas. Para removê-las, passe com um pano humedecido com sumo de limão ou vinagre pela panela.



One Response

  1. Maria Zilá Dariva Reply

Deixe um Comentário