Devemos concordar que manter a aliança de casamento limpa e longe de riscos é uma tarefa praticamente impossível. Isso por que usamos ela todos os dias e acidentes sempre acontecem, como deixar cair ou riscar na parede acidentalmente.
O contato com outras joias, maçanetas, facas, entre outros, pode também danificar a sua aliança. O ideal mesmo é retirá-la em algumas situações para manter o brilho original.
Confira 3 dicas para saber como limpar aliança de ouro.
Dicas
- Flanelinha mágica: Sempre limpe-a com um pano macio, ou com a famosa flanelinha ‘mágica’ que encontramos nas joalherias. Se possível limpe todos os dias, isso vai manter sua aliança limpa e brilhante por mais tempo.
- Aliança de ouro com pedra de diamante: Este tipo de aliança merece um cuidado especial com cremes hidratantes, entre outros cremes. O contato com eles pode tirar o brilho do diamante. Para limpar, mergulhe a aliança em um copo com água morna e detergente neutro e deixe por alguns minutos. Logo após enxague bem e retire todos os resíduos com cuidado e sem força para não danificar a pedra.
- Método caseiro: Existe um método caseiro para limpar a sua aliança de ouro e recuperar o brilho utilizando sementes de tomate. Para isso, você irá precisar também de uma flanela limpa e macia. É muito simples, você irá primeiramente produzir uma solução com as sementes de tomate e uma xícara de água. Depois, deve mergulhar a peça dentro da substancia e deixar por aproximadamente 15 minutos. Por fim, apenas enxague o objeto e esfregue o pano macio para retirar qualquer resíduo.
- Polimento Profissional: Se a joia estiver com muitas manchas e/ou riscos recomendamos que procure um profissional para polir a mesma. Não tente esfregar com esponjas de aço pois poderá danificar ainda mais o anel. Os profissionais sabem fazer isso da melhor forma e podem garantir um bom resultado.
Entenda por que as alianças escurecem:
As alianças não escurecem apenas por sujeira. Elas podem escurecer pelo contato com cremes, óleos, tintura de cabelos, entre outros produtos. Até mesmo o óleo natural do corpo do escurecer o ouro, afetando sua aparência original. Ou seja, procure retirar a aliança para fazer trabalhos domésticos, cozinhar, carregar objetos pesados, tomar banho, utilizar ferramentas, etc.
Deixar o objeto guardado em ambiente fechado e sem uso não o impede de escurecer, aliás, é bem provável que apareça manchas de oxidações que podem ser complicadas de limpar. Então não esqueça de manter a higiene das suas joias de ouro mesmo que as mesmas não sejam utilizadas com tanta frequência, e guarde-as enroladas em um papel toalha separadas uma das outras.
ajudou super a minha mãe