Tirar manchas de cereja

As manchas de cereja podem ser de difícil remoção, por isso, é sempre uma vantagem conhecer algumas técnicas que facilitem todo o processo.

Confira, de seguida, algumas dicas para tirar manchas de cereja de roupa ou qualquer superfície.

Dicas de limpeza

Para tirar manchas de cereja de acetatos, carpetes ou tapetes sintéticos ou de lã, fibras de vidro, viscose ou lã, a primeira coisa a fazer é esfregar água fria e só depois esfregar com sumo de limão ou mesmo pedaços de limão. Lave a área ou peça com um tira-nódoas, sendo que depois vai ter de tirar o máximo de líquido para deixar secar. Se ainda persistir uma mancha, tente então com um tira-nódoas líquido.

Em seguida, deve cobrir a zona com uma esponja humedecida com o tira-nódoas líquido e deixar estar enquanto a mancha desaparece. Agora já poderá lavar com água e se ainda houver restos, então humedeça a zona com um detergente enzimático. Cubra com uma esponja humedecida na solução e torça até que fique praticamente seca, deixando assim por 30 minutos. Quando não houver mancha, lave a área com água e deixe secar ao ar livre.

Para tirar manchas de cereja de tecidos acrílicos, nylon ou poliéster, também terá que esfregar de imediato com água fria e só depois com o limão. Lave e deixe secar. Se a mancha ainda persistir, deixe a peça de molho numa mistura de ¼ de água morna, meia colher de chá de detergente da loiça ou sabão da roupa e uma colher de sopa de vinagre branco, por cerca de 15 minutos. Em seguida, enxague com água e lavar o mais depressa possível.

Se o caso que tiver em mãos for o de tirar manchas de cereja de tecidos de algodão ou linho, primeiro terá de testar a firmeza das cores. Se a cor não mudar, estique o tecido manchado sobre um recipiente e fixe com um elástico para depois despejar água a ferver no tecido, a uma altura de 60 ou 90 cm, evitando o respingar. Mas isto tem de ser feito de imediato ao acidente. Se a mancha persistir, deixe de molho numa mistura de ¼ de água quente e meia colher de chá de detergente durante 15 minutos. E depois poderá enxaguar com água. Em seguida, esfregue a área com álcool isopropílico, lavando de imediato como normalmente.

Para os casos de se ter de tirar manchas de cereja de couro e camurça, retire qualquer excesso de líquido primeiro que tudo. Depois, faça uma mistura de sabão suave em água morna e agite bem para fazer bastante espuma e depois aplique na mancha com uma esponja e depois poderá enxaguar com um pano limpo e seco. Apenas no caso do couro deverá aplicar amaciador e limpador de couro ou sabão suave.

Por fim, para tirar manchas de cereja de madeira, misture detergente da loiça com água quente, agitando bem. Humedeça um pano limpo na espuma e aplique sobre a mancha para depois enxaguar com um outro pano humedecido em água limpa. Se a mancha for teimosa, limpe a área com um pano humedecido numa mistura de uma colher de sopa de ácido oxálico (use luvas) e meio litro de água, para depois de aplicar, então enxaguar bem e secar. Para o toque final, basta aplicar cera ou polimento com a maior brevidade.



Deixe um Comentário