Tirar manchas de cenoura

As manchas de cenoura são nódoas muito difíceis de serem removidas, pelo que saber como remove-las é sempre uma vantagem, em especial quando se tem crianças, em que muitas vezes nem as batas ou babetes são salvação para a roupa.

Confira as próximas dicas e saiba como tirar manchas de cenoura.

Dicas de limpeza

  • Em alguns casos, há quem costume tirar manchas de cenoura com o detergente líquido da roupa, mas desde que seja amarelo. Outra alternativa é tentar resolver com sabão na mancha, esfregar e depois colocar a peça a “corar” ao sol.
  • Também são muitos aqueles que tentam com o velho e insubstituível sabão azul e branco, pondo depois a roupa ao sol a corar. O que muitas vezes acontece é haver a necessidade de repetir este processo mais algumas vezes.
  • Ao termos a necessidade de tirar manchas de cenoura, o tira-nódoas torna-se um aliado, pelo que poderá aplicá-lo sobre a área manchada, com o tecido ainda seco, e deixar atuar por breves minutos. Lave depois a roupa normalmente.
  • No caso de manchas de cenoura em roupa de algodão branco, não entre em desespero. O que tem a fazer é embeber a mancha em álcool e deixar atuar um pouco para, de seguida, colocar a peça de roupa num recipiente com água e um pouco de lixívia. Deixe durante uma hora e depois passe por água. Deve secar ao ar livre.
  • Outra alternativa? Primeiro, deve tirar as nódoas com água corrente fria e aplicar um tira-nódoas como pré-lavagem. De seguida, deverá lavar a roupa na temperatura de água mais quente que a roupa puder receber e, se possível, aproveitar a lixívia. Repita se necessário.
  • Para o caso de ter de tirar manchas de sumo de cenoura de um tapete ou carpete deverá, primeiro, absorver tanto sumo quanto possível com papel de cozinha. Em seguida, deite álcool num pano limpo e passe na mancha e vá fazendo isso usando uma parte limpa do pano para que o álcool possa quebrar os óleos do sumo. De seguida, coloque na mancha um pouco de bicarbonato de sódio misturado com um pouco de água e, com um pano, pressione a área manchada para que absorva o bicarbonato e a mancha. Repita o processo até que a mancha de sumo desapareça. Então, remova o excesso da mistura do tapete com um aspirador de líquidos e se a água aspirada ainda parecer alaranjada é porque ainda persistem restos do sumo, pelo que deverá voltar à carga com o bicarbonato de sódio e aspirar de seguida. Repita o processo até que desapareça por completo. Deixe o tapete secar ao ar livre.


Deixe um Comentário