Limpeza de condutas

As condutas de ar são pontos, quer sejam em casa, no nosso automóvel ou outro local, que são essenciais para o bom ar que respiramos. Por isso, é essencial proceder a uma correta limpeza de condutas para garantir uma boa qualidade do ar.
No caso dos automóveis, mesmo trocando o filtro de ar condicionado com regularidade, é emitido um cheiro que se pode tornar desagradável e que, por mais limpo que o carro esteja, fica-se sempre com a ideia que continua sujo.
Também pode acontecer que mesmo nos carros sem ar condicionado e que, por isso não possuem filtros de ar condicionado para serem mudados, esta situação também seja  recorrente. É como que um cheiro a pó, que passa pelas condutas de ar, entrando para o habitáculo do carro.
No caso do ar condicionado, quando se troca o filtro, também se deve vaporizar com um spray indicado e próprio para condutas de ar condicionado, que permitirá a desinfeção de toda a eventual bicharada que possa por lá andar.
Este tipo de situações podem dever-se ao mofo e não a pó. Nestes casos, o que deverá fazer é mesmo comprar um filtro novo e remover o velho, mas sem deixar de se vaporizar o sítio de onde saiu o filtro velho durante cerca de 30 segundos com a sofagem do carro ligada no máximo. Deverá passar por todas as condutas de ar.
Faça este procedimento num local aberto uma vez que o cheiro a desinfectante é de grande intensidade. Depois de cerca de dez minutos com a sofagem ligada, o local do filtro já estará pronto para levar o novo filtro. Vai poder usar por cerca de mais um ano o ar condicionado, sem cheiros desagradáveis nem com problemas de mofo.

Não se preocupe se durante os primeiros dias após esta higienização e troca sinta o cheiro a desinfetante. É perfeitamente normal e acaba por desaparecer ao fim de, em princípio, três dias.

Produtos de limpeza

Existe um produto específico para este efeito, o 1Z Klima-cleaner que se despeja para dentro das próprias condutas de ar.
Este produto é muito simples de ser utilizado. Traz uma espécie de palhinha que ajuda na introdução do produto para dentro do ventilador / conduta de ar. Aguarde entre 30 a 40 minutos e abra as janelas do carro, ligando a ventilação durante cerca de cinco minutos.

Condutas de água

Mas também a água passa por condutas de diversos tipos. Em muitos casos, nas condutas de água para consumo humano contêm um biofilme que pode ser o causador de problemas graves, muitas vezes pondo em causa a própria qualidade da água e ficando em incumprimento da legislação em vigor.
Esta perda de qualidade na água ocorre, normalmente, após o manobrar das válvulas da conduta de água ou após a ligação e arranque do sistema de bombas.
Qualquer alteração no normal escoamento da água dentro da conduta poderá criar desprendimentos esporádicos do tal biofilme, que podem ser facilmente vistos pelo arrastamento dessas partículas e da coloração da própria água.



Deixe um Comentário