Limpeza de Biberões

Quem tem ou vai ter um filho, já se confrontou com o modo de melhor limpar e manter os seus biberões. Também já se terá perguntado até quando deverão eles ser esterilizados.

Como fazer Esterilização do biberão

Em regra, os pediatras costumam recomendar a esterilização do biberão e mesmo de todos os objetos utilizados pelo bébé, pelo menos e sem falta, até ao terceiro mês de vida do bébé, apenas por uma questão de prevenção, uma vez que o bébé ainda não tem minimamente desenvolvido o seu sistema imunitário, pelo que os biberões mal lavados poderão originar mesmo infeções intestinais.

Após os quatro meses, o bébé começa, como sabemos ou já teremos visto a apercebido, começa a levar tudo à boca, desde as suas mãozinhas a objetos que tenha pela frente. Por esta altura, até é de alguma importância que aos poucos deixe de esterilizar os biberões pois irá começar o próprio processo de criação de defesas do organismo do bébé.

Por esta altura, a esterilização já não será necessária após cada utilização, mas deverá, ainda, ser feita de 15 em 15 dias, no máximo. Isto por uma mera questão de evitar que resíduos de leite ou de papa (pois há biberões para papa) gerem germes. Posteriormente, bastará uma lavagem dos biberões com água quente / morna e sabão ou detergente para a loiça.

Limpeza de Biberões

Já a partir dos seis meses de idade do bébé, os utensílios e mesmo biberões que ele usa para comer / beber poderão já ir à máquina de lavar loiça, desde que utilize um programa com uma tempreatura da água acima dos 80ºC. Mas mesmo assim, ainda é recomendada a esterilização pontual dos biberões. Há, ainda, quem esterilize com bastante frequência os biberões até aos 12 meses de idade da criança.

limpeza de biberao

De qualquer forma e seja qual for a idade do bébé, antes da esterilização, todos os bebierões e chuchas devem ser lavados devidamente. Em primeiro lugar, lave as suas mãos antes de pegar nos biberões, com água morna e sabão. Em seguida, lave os biberões e tetinas. Com água e sabão, logo a seguir ao uso para prevenir e evitar o leite fique ressequido no fundo. Para isso tem escovilhões próprios para a limpeza de biberões, de modo a que todos os cantos e fundo fiquem limpos. Não se esqueça de também lavar a própria rosca da tetina. Para depois limpar os biberões, tetinas e roscas, use um pano próprio, limpo e livre de quaisquer gorduras.

Onde guardar os Biberões

Os biberões, tetinas e roscas deverão ser guardados num recipiente fechado para que não apanhem pó nem gordura. Pode mesmo ser um recipiente de plástico ou até um mero cesto coberto com um pano.

Saiba que existem duas formas de se esterilizar os biberões, a quente ou a frio, mas com substâncias químicas anti-bacterianas.

Esterilização de Biberões a quente

Na esterilização a quente, deixe tudo dentro de água a ferver durante pelo menos 15 minutos. Também temos à nossa disposição esterilizadores eléctricos que acabam por ser muito práticos. Com estes aparelhos, o tempo de esterilização reduz-se para cerca de 5 minutos.

Por outro lado, na esterilização a frio, são obviamente necessários desinfectantes a diluir na água. Mas este método acaba por ser menos recomendado pelos pediatras pois não só é mais demorado, como obriga a cuidados extra na quantidade de produtos que se coloca na água.



Deixe um Comentário