O zinabre é popularmente chamado de ferrugem do cobre. Surge a partir da reação de hidrocarbonato de cobre quando fica exposto à umidade do ar além do suportável. A partir daí se forma uma crosta esverdeada e que pode ser bem venenosa.
É muito comum encontrar o zinabre em baterias de carro, pilhas e alguns metais. Fazer a limpeza é bem simples, mas requer alguns cuidados.
Veja algumas dicas de como limpar zinabre de metais.
Álcool Isopropílico
O álcool isopropílico ajuda bastante a remover o zinabre de metais, bastando deixar a peça um pouco submergida no produto ou com o liquido aplicado diretamente sobre o local sujo com um pincel ou pano bem fino. Para complementar a limpeza, utilize uma escova com cerdas de aço para retirar o zinabre do metal.
Caso somente o atrito com a escova não resolva, passe também uma lixa de 1200 ou 2000, mas sem pressionar com muita força para não danificar a peça.
Bicarbonato de Sódio
Essa mistura é popularmente chamada de banho químico caseiro. Você vai mergulhar o metal em um recipiente com bicarbonato de sódio. Vai deixar submergido por 30 minutos para que o produto atue sobre o zinabre. Depois desse tempo retire e mergulhe na água morna.
Se o zinabre não sair, você pode passar uma escova ou lixa como foi indicado no tópico anterior, mas sempre com leveza. Para complementar a limpeza, seque bem a peça com uma flanela ou outro tecido fino e com um chumaço de algodão umedecido em álcool isopropílico passe sobre onde tem ou tinha o zinabre.
Este último passo serve para tirar aquele pouco de composto que ficou acumulado e não saiu com o bicarbonato de sódio. Agora é só secar novamente e pronto, está limpo!
Vinagre – Pode ou não?
É muito comum ver em alguns sites e blogs a dica de usar o vinagre puro (aquele com baixíssima taxa de água na composição) para retirar o zinabre. O processo é bem semelhante ao do tópico anterior, mas não é na verdade favorável. O vinagre é um ácido e como o zinabre surge a partir da oxidação do metal, se você aplica um produto com acidez vai é favorecer e não eliminar o problema.
O ideal para que o zinabre seja retirado é usar uma base, como é o caso do bicarbonato de sódio que foi citado anteriormente. Ele neutraliza a ação da oxidação e a reduz. Se você conhece outra base com a mesma ação também pode usar sem problema. É importante também que todos esses produtos sejam diluídos em água e jamais sejam aplicados “puros” no metal. Somente assim você tem um bom resultado e um objeto bem conservado.
Pasta Térmica
Qualquer loja especializada em metal vende uma pasta térmica para isolar a peça da umidade. Uma dica para evitar que o zinabre apareça mais rapidamente depois de limpo, é aplicar uma camada dessa pasta (camada fina, sem exagero do produto) para deixar o metal isolado da ação do tempo e “enferruje” novamente.
Com estas dicas vai saber como limpar zinabre de metais.
Maria Amélia é especialista em limpeza e remoção de manchas, e é a fundadora do site removermanchas.com. Ela se dedica a ajudar pessoas a resolver problemas com manchas e sujeira nas roupas, tecidos e outros materiais. Maria Amélia tem sempre a solução ideal para tirar aquela sujeira desagradável e adora partilhar com o mundo o que já experimentou no seu dia-a-dia.
Ajudou muito. Obrigado!
Tenho um abajur de um metal dourado (mas não sei que metal é esse). Esse abajur fica na praia e ultimamente ele está ficando com muitos pontos azuis, inclusive um deles parece que está corroendo o metal. O que pode ser isso?
Pingback: Limpeza de Cobre