Como branquear roupas

A roupa branca ganha um problema à medida que é usada: começa a perder a brancura inicial e é um constrangimento, pois quando se trata de camisas, por exemplo, perde totalmente o encanto que tinha quando a foi comprar. Mas este mal tem remédio e não é necessário grandes voltas. Basta passar numa drogaria, por exemplo. Hoje em dia já não é muito comum encontrar este tipo de lojas, mas nas grandes superfícies já vendem produtos químicos que dantes só se encontravam nas drogarias. Há também a hipótese de comprar na farmácia, mas já estamos a falar doutro assunto, isto porque há várias formas de clarear as roupas. Vamos então descobrir como.

Se optar por fazer as suas compras na farmácia, compre um quilo de ácido bórico. Se tiver sabão em pó em casa, melhor, senão, terá mesmo de ir a supermercado comprar. Assim que tiver estes dois elementos, comece por levar 4 litros de água ao lume e assim que estiver quente, junte o sabão até que este dissolva completamente. A seguir, acrescente o ácido bórico e mexa até se misturar com a água e o sabão. Deixe arrefecer. Esta quantidade de líquido que fizemos é para reserva, ou seja, assim que o líquido estiver bom, pode colocá-lo num garrafão ou em garrafas separadas. Quando quiser usar, use para lavar à mão uma chávena de chá cheia e para lavar à máquina, ¾ dessa chávena de chá.

Dentro da indústria química pode também optar por comprar perborato de sódio. Nas lavagens à máquina, adicione um pouco de perborato junto do detergente. O branqueamento é instantâneo.

Se não quiser gastar muito dinheiro, pode optar por usar álcool em cada lavagem que faz pois ajudará a branquear lavagem após lavagem,

Ainda melhor será não gastar dinheiro nenhum. O que pode fazer para branquear as roupas é colocá-las sempre a secar ao sol, principalmente ao meio dia. O sol é um ótimo clareador natural, mas cuidado com as roupas de cor. Este conselho é bom para as roupas brancas. É claro que este processo não é tão rápido como o de colocar um químico na roupa, mas é mais económico e ecológico.

Dicas para manter a sua roupa sempre branca

Agora que sabe como clarear as suas roupas, aprenda como evitar que elas percam a sua cor natural, pois assim vai poupar muito mais tempo e dinheiro.

  • Uma das dicas será nunca misturar as águas das roupas brancas e de cor nas lavagens manuais. Separe inicialmente as cores e só depois é que lave. Lave primeiramente as roupas brancas e só depois as coloridas.
  • Não use produtos à base de cloro nas roupas, pois fazem com que elas fiquem amareladas.

Tornar as suas roupas bonitas de novo não é uma tarefa assim tão complicada. Mesmo que seja apenas uma t-shirt, dedique-lhe um pouco do seu tempo, não há necessidade de comprar uma nova. Todos os produtos que referimos nas dicas acima também não são assim tão caros! O perborato de sódio, por exemplo, custa por volta dos dois euros cada quilo. Dê uma nova vida às suas roupas claras!



One Response

  1. Joao Batista Ferreira Reply

Deixe um Comentário