É sabido que usamos a maquilhagem e o batom para realçar a nossa beleza natural ou para estarmos mais arranjadas, mas infelizmente não há nada de positivo nas manchas que tanto batom como a maquilhagem deixam nas superfícies em casa.
Assim, caso se depare com manchas de batom na parede, a primeira coisa que deverá fazer é limpar essa mancha assim que reparar nela, pois deste modo será mais fácil a sua remoção, sejam manchas de maquilhagem e, mais importante, se se tratar de uma mancha de batom.
Se tiver uma parede com tinta fosca ou de semi-brilho, o ideal que tem a fazer é passar uma esponja macia com detergente neutro na zona que estiver manchada e depois humedecer um pano para que possa retirar o excesso do produto.
Se, por outro lado, tiver paredes pintadas com tinta à base de água, o importante nestes casos é fazer uma limpeza muito leve, ou seja, deverá passar um pouco de detergente sobre a zona manchada e, de seguida, passar com um pano macio para remover o excesso.
Ainda existe os tipos de tinta acrílica lavável, onde irá precisar de preparar uma mistura com meio litro de água, 250ml de álcool e 50ml de detergente. Com o auxílio de uma esponja ou pano limpos, aplique esta solução na zona manchada ou na superfície a ficar livre da mancha de batom, sempre efectuando movimentos circulares.
Obviamente que existem diversos tipos de produtos para manchas específicas, mas caso a mancha do batom esteja numa parede que não seja lavável, o que tem a fazer é passar um pouco de vaselina e, delicadamente, limpar com um algodão embebido em cloreto de carbono. Este líquido transparente evapora muito facilmente, pelo que a maior parte da substância que se liberta para o meio ambiente é feita em forma de gás.
Caso se depare com uma mancha de batom numa parede em acrílico, em vitrocerâmica, de vidro ou mesmo se se manchar o papel de parede de vinil, deverá esfregar a mancha com um pano molhado em água quente e espuma de sabão. De seguida, deverá enxaguar bem e secar. Se por algum motivo a mancha teimar em desaparecer, adicione algumas gotas de amoníaco à mistura que utilizou. Lave bem e seque com um pano limpo.
Caso se trate de uma zona de uma parede de mármore ou alabastro, o que tem a fazer é, em primeiro lugar misturar umas gotas de amoníaco num copo com álcool isopropílico. Humedeça um papel absorvente branco com a solução e coloque-o sobre a mancha. Pressione com um objecto pesado. Continue a aplicar a solução até que a gordura saia e a mancha restante descolorir. Se houver vestígios de cor, faça um emplastro de lixívia, detergente em pó e de água. Aplique na mancha e cubra com um pano húmido para que a secagem fique retardada. Deixe até que a mancha descolore.
Em qualquer caso com que se depare com uma mancha de batom, poderá sempre, antes de lavar, aplicar álcool de farmácia ou laca para o cabelo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!