Como remover manchas de Vinho Tinto?

A regra número 1 quando se trata de remover manchas de vinho tinto está na rapidez com que se resolve o “problema” já que as manchas de vinho tinto são muito mais fáceis de remover quando ainda estão molhadas.

Print Friendly, PDF & Email

Tanto numa degustação de vinho, numa festa de aniversário,  numa ocasião mais formal ou até no conforto de sua própria casa… se houver vinho tinto vai sempre acabar na roupa de alguém ou na toalha de mesa. Se tal acontecer, saiba como porde remover manchas de vinho tinto, com as dicas que lhe vamos apresentar.

A regra número 1 quando se trata de remover manchas de vinho tinto está na rapidez com que se resolve o “problema” já que as manchas de vinho tinto são muito mais fáceis de remover quando ainda estão molhadas.

Como remover manchas de vinho tinto (ainda húmidas):

A forma mais fácil de remover manchas de vinho tinto é quando as mesmas ainda estão húmidas.

No decorrer deste processo tenha cuidado para raspar e apagar a mancha e não esfregá-la o que só poderia empurrar ainda mais a mancha contra as fibras do tecido.

Use os seguintes passos para tirar a mancha.

Material necessário para remover a mancha de vinho tinto:

  • Vinho Branco
  • Sal
  • Bicarbonato de Sódio
  • Pó de Talco
  • Água Gaseificada
  • Água quente (fervida)
  • Leite Quente
  • Limão
  • Alvejante Sem Cloro
  • Amoníaco

Como remover a mancha de vinho tinto:

As seguintes técnicas devem ser seguras na maioria de tecidos laváveis mas, tenha a certeza de testar numa área  pequena e imperceptível para ter a certeza que as mesma não tiram a cor nem danificam as fibras do seu tecido.

  1. Comece passando na área da mancha um pano limpo e remover o máximo do vinho quanto possível. É bastante importante não friccionar e sim passar ou “raspar” com o pano porque caso contrário corre o risco de alargar mais a área manchada. Passando o pano do exterior para o interior (fora para dentro) impedirá a mancha de se alastrar.
  2. Ponha um pouco de vinho branco na mancha e passe com um pano limpo.
  3. Se a mancha permanecer, experimente pôr um pouco de água tónica na mesma e passe para remover.
  4. Se mesmo assim a mancha persistir, derrame sal, água gaseificada e pó de talco na mancha e deixe secar. O pó deverá absorver a nódoa afim de removê-la.

Se o seu tecido pode levar água a ferver, tente o seguinte método:

  1. Coloque a mancha completamente numa tigela grande.
  2. Despeje água a ferver na mancha e deixe a mesma retirar a mancha de vinho já que a água atravessará o tecido no interior da tigela.
  3. Quando a mancha tiver sido removida, lave a peça em água fria seguindo as indicações na etiqueta.
  4. Você pode querer secar a peça para ter a certeza que a mancha de vinho não é visível aquando seca.

Se você secar a roupa no secador e a mancha de vinho tinto não tiver desaparecido será impossível de remover já que se firmará com o calor.

Você pode usar estas outras técnicas:

Usando Limão e Sal: É possível eliminar manchas de vinho de suas roupas utilizando limão e sal. Primeiro, aplique sal generosamente sobre a mancha para absorver o máximo possível do vinho. Em seguida, esprema limão sobre a área e adicione um pouco mais de sal, ou faça uma pasta misturando ambos e aplique sobre a mancha. Deixe a mistura agir por 30 minutos a 1 hora. Após o tempo de ação, lave a peça com água morna e sabão. Se a peça for branca, seque ao sol; se colorida, prefira a sombra. Lembre-se de lavar as mãos após o procedimento para evitar manchas na pele.

Leite Quente para Manchas Pequenas: Pequenas manchas de vinho podem ser tratadas com leite quente. Despeje o leite sobre a mancha e remova o excesso com papel toalha, cuidando para não esfregar. Para manchas maiores, mergulhe a peça em uma panela com leite quente e deixe de molho até que a mancha desapareça. Lave a peça após o processo. Note que esta técnica não é recomendada para roupas previamente lavadas ou molhadas.

Vinagre Branco contra Vinho Tinto: Para manchas de vinho tinto, o vinagre branco é uma solução eficaz. Absorva o excesso de vinho com papel toalha, aplique vinagre branco e remova o excesso novamente. Para melhores resultados, prepare uma solução de três partes de vinagre para uma de água morna, aplique sobre a mancha e deixe agir por 10 a 15 minutos antes de lavar a peça normalmente.

Água Oxigenada e Sabão: Uma mistura de água oxigenada e sabão (ou detergente líquido) em partes iguais pode ser particularmente eficaz para remover manchas de vinho, graças ao potencial clareador da água oxigenada. Aplique sobre a mancha, deixe agir por um minuto, enxágue e repita o processo até que a mancha saia completamente. Finalize lavando a peça como de costume. Use esta técnica com moderação, devido à natureza potencialmente corrosiva da água oxigenada.

Para Manchas Persistentes: Utilize uma solução composta por água, detergente e amoníaco seguindo estes passos:

  1. Combine 100 ml de amoníaco com 500 ml de detergente e deixe a mistura repousar por uma noite.
  2. Em um balde, adicione água e uma quantidade moderada de sabão.
  3. Dilua 50 ml da solução de detergente e amoníaco preparada anteriormente.
  4. Mergulhe a peça manchada nesta solução e deixe-a de molho por duas horas.
  5. Após o período, lave a roupa como de costume.

“Lembre-se de que o amoníaco é um produto químico potente e pode ser prejudicial à pele, então use luvas de proteção ao manuseá-lo”.

Removendo Manchas de Vinho com Amoníaco: Para eliminar manchas secas de vinho, a mistura de água, detergente e amoníaco pode ser uma solução eficaz.

Alvejantes sem Cloro para Manchas Secas: Alvejantes sem cloro são uma alternativa segura para remover manchas sem desbotar os tecidos. Eles são menos agressivos e devem ser usados conforme as instruções do fabricante. Evite misturá-los com outros produtos químicos para prevenir danos aos tecidos.

Como tirar manchas de vinho tinto velhas:

As manchas de vinho tinto secas são mais difíceis de remover, mas não impossíveis. Novamente, tenha a certeza no decorrer deste processo de para raspar e apagar a mancha e não esfregá-la o que só poderia empurrar ainda mais a mancha contra as fibras do tecido.

Material necessário para remover manchas de vinho secas:

  • Detergente Alcalino ou Lixívia
  • Peróxido de Hidrogénio (água oxigenada)
  • Toalha
  • Toalhas de Papel ou Panos Brancos
  • Creme de tártaro
  • Água

Como remover a mancha de vinho tinto seca

As seguintes técnicas devem ser seguras na maioria de tecidos laváveis mas, tenha a certeza de testar numa área  pequena e imperceptível para ter a certeza que as mesma não tiram a cor nem danificam as fibras do seu tecido.

  1. Ponha uma toalha no interior da peça a separar os dois lados para não haver o risco da mancha se transferir para o outro lado.
  2. Misture 1/3 de detergente para 2/3 de Peróxido de Hidrogénio e tente apagar a mancha com a solução.
  3. Se isto não a remover, tente aplicar uma pasta feita do creme de tártaro e água.
  4. Quando a mancha tiver sido removida, lave a peça com água fria seguindo as instruções da etiqueta

Você pode querer secar a peça para ter a certeza que a mancha de vinho não é visível aquando seca.

Se você secar a roupa no secador e a mancha de vinho tinto não tiver desaparecido será impossível de remover já que se firmará com o calor.

Ideias e conselhos adicionais:

  • Evite usar água morna porque esta pode acelerar o processo de secagem e tornar a mancha mais difícil de remover.
  • Se estiver viajando, tente aplicar a pasta de dentes branca da “Colgate” e esfregue suavemente sobre a mancha afim de a remover.
  • Se você estiver em casa apenas degustando um bom vinho ou recebendo amigos, uma maneira eficaz de diminuir os riscos de incidentes com manchas de vinho em tecidos – e até mesmo o desperdício da bebida, é utilizar o corta-gotas. Um acessório simples que ajuda a servir o vinho com praticidade e elegância, evitando que gotas escorram pelas paredes da garrafa e manchem, por exemplo, a toalha de mesa.
  • Tente não colocar a roupa manchada com outras peças na máquina de lavar
  • É ideal que esta peça, em especial, você lave na mão para esfregar a parte onde caiu o vinho

Se tiver mais alguma dica para remover manchas de vinho tinto secas ou húmidas, não exite em deixar as suas valiosas dicas no comentários.

Print Friendly, PDF & Email

Comments

  • muito interessante esta página. gostei muito.

    Solange Wachholz 2 de outubro de 2012 15:02 Responder
  • Adorei, vai me ajudar bastante.

    Antonieta Chissico 2 de outubro de 2012 15:17 Responder
  • E muito bom e legal eu costei

    Raimundo Nonato Silva Nonato 3 de outubro de 2012 1:05 Responder
  • Gostei das informações pois são muito úteis,porque na minha casa só se bebe vinho tinto. O estado das minhas toalhas estão lastimáveis. Já agora queria também uma informação. Se passar um pouco de manteiga com os dedos na parte superior da garrafa, o vinho não escorre na garrafa e assim evita de manchar as toalhas.

    Maria Mota 3 de outubro de 2012 14:07 Responder
    • Muito obrigado pela sua dica Maria mota.

      Remover Manchas 3 de outubro de 2012 17:00 Responder
  • o sol à maneira antiga tambem resulta muito bem!

    Liza Dias Pereira 14 de outubro de 2012 11:14 Responder
    • Muito obrigado pela sua dica Liza. Meter a roupa ao sol já não se usa, mas resolve muitos problemas de manchas. E é grátis!

      RemoverManchas 14 de outubro de 2012 12:48 Responder
  • Gostaria de saber como tirar mancha de vinho em sapato bege claro.

    Foi manchado só um pouquinho, no bico e como gosto tanto desse sapato gostaria de informações para tirar as manchas.

    Sem mais

    Edna maria pimenta 16 de outubro de 2012 13:08 Responder
  • Pingback: Como tirar mancha de Vinho da Roupa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *